sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reflexão da semana de 1/11/2010 a 7/11/2010



Reflexão da semana de 1/11/2010 a 7/11/2010

Nesta semana o grupo verificou tudo o que fez para não existir erros eu por exemplo tive de melhorar a minha descrição do jogos que tinha feito, mais uma vez o grupo cumpriu com as responsabilidades e todos trouxemos materiais eu levei uma cartolina e lápis o que é necessário para fazer o jogo da malha.
Nesta semana nem eu nem o grupo tivemos dificuldades porque já estava tudo praticamente feito foi só “ limar algumas arestas”, o que mais nos preocupava era o dia da apresentação.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Idoso

É considerado idoso uma pessoa com mais de 65 anos de idade num país desenvolvido e mais de 60 anos num país em vias de desenvolvimento.
Em média as mulheres vivem mais quatro anos que os homens.
O idoso na minha opinião tem de ser respeitado e ser visto como antigamente ou seja como uma pessoa sábia pois o idoso para mim é da pessoa que mais sabe e melhores concelhos  pode dar devido à sua experiência de vida.
O idoso é muito importante para a animação porque ajuda a animação  a sobreviver, dando trabalho aos animadores e futuros animadores, também faz bem aos idosos porque eles começam-se a sentir úteis novamente , e é algo ao qual todos esperamos passar por isso acho que devemos dar o devido respeito a essas pessoas.


Web grafia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Idoso

Concelho de Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira é um concelho vizinho do nosso concelho de Alenquer, tem cerca de 18400 habitantes, é um concelho que contem 11 freguesias.
Faz fronteira com os concelhos de Alenquer, Azambuja, Benavente, Loures e Arruda dos Vinhos.






Web grafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Franca_de_Xira

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Reflexão da semana de 25/10/2010 a 29/10/2010


Reflexão da semana 25/10/2010 a 29/10/2010

Nesta semana todo o grupo se empenhou a valer pois o projecto começou a andar a bom ritmo.
Fizemos a planificação onde todos nós íamos fazendo em grupo sugerindo várias coisas para cada tópico para não existir risco de faltar nada, não existiu muita dificuldade em fazer a planificação, tivemos sim muita dificuldade em fazer a sinopse porque nunca tínhamos feito nenhuma nem estávamos a perceber bem o que era pretendido, mas com alguma ajuda da professora conseguimos então fazer a sinopse com êxito.
Na sinopse é onde se nota mais o trabalho individual de cada um, eu por exemplo fiz a descrição de dois dos jogos que foram, o jogo da malha e o jogo da história, e também fiz a discrição mais o Diogo Lourenço.
Mais uma vez o grupo empenhou-se e cumpriu com as responsabilidades e na quarta feira fomos á instituição conhecer as instalações e informar-nos de que tipo de idosos eram e se tinham alguns problemas, reparamos que a instituição tinha um ambiente familiar pois era tipo uma casa o único problema era a falta de luz.
Nesse dia combinamos com o dono da instituição o senhor Joaquim que iríamos realizar a actividade no dia 11 de Novembro.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conteúdos do módulo 9

 

  • A evolução do conceito de trabalho;
  • As novas formas de organização do trabalho;
  • A evolução das relações do trabalho e a sua interacção com a organização social;
  • Contracto com as propostas clássicas do Séc. XX sobre organização do trabalho:taylorismo,fordismo e crise de modelos;
  • As novas tecnologias do trabalho;
  • Os direitos e deveres dos trabalhadores;

Reflexão da semana de 18/10/2010 a 23/10/2010



Reflexão da semana de 18/10/2010 a 23/10/2010
Esta semana eu e o meu grupo que é constituído por mim, Diogo Carvalho, Diogo Lourenço, Sara Clemente e Ana Costa, neste módulo tínhamos de desenvolver um projecto com uma instituição a única coisa que estava contra é que a instituição não podia ser de estágio, logo de inicio decidimos entre todos escolher um lar com instituição, foi ai que a Sara lembrou-se que existia um lar em Vila Franca que é o lar da Galache e como faz parte do concelho vizinho e todos tínhamos possibilidades de lá ir achamos uma boa ideia, foi então que cada um pesquisou para tentar encontrar uma forma de contactar a instituição, encontramos o site da instituição que continha o endereço de email, entre todos escrevemos um email para contactar a instituição.
No domingo á noite recebemos a resposta da instituição a pedir que nós entrássemos em contacto por telefone.
Sou da opinião que todo o grupo se empenhou apesar de não ter existido muito a fazer nesta semana porque estávamos pendentes da resposta da instituição contudo fiquei contente por reparar que todo o grupo estava motivado para elaborar este projecto, todos cumprimos com as responsabilidades que nesta semana é levar os portáteis para trabalharmos.







Na sexta feira a nossa turma foi convidada a assistir a uma representação da diferença realizada por a turma 11ºM do curso de animação sociocultural, onde os alunos falavam como se tivessem tido um acidente a qual tinham perdido alguma coisa, como um braço, uma perna ou que ficavam numa cadeira de rodas. Acho que foi um tabalho que foi bem realizado apesar de pensar que podiam ter tido mais uns ensaios.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Reflexão da semana de 04/10/2010 a 08/10/201

Esta semana foi a semana para ver se faltava alguma coisa e se estava tudo bem.
Nesta semana falei em geral sobre o desemprego, e achei que é algo que começa a preocupar os jovens adultos que pensam no seu futuro.
Achei que esta semana foi uma semana como as outras só com uma diferença foi o cuidado com o aspecto do pórtfolio para ver estava tudo ok, mas como tentei fazer isso todas as semanas não encontrei nenhuma falha

Causas e consequências do desemprego

Causas estruturais: O desemprego aparece como resultados de alterações estruturais da economia. Alguns exemplos disso são as introduções de processos produtivos tecnologicamente mais avançados dos trabalhadores.

Causas conjunturais: O desemprego surge em consequência de variações mais longos das condições do mercado de venda.

Consequências do desemprego:
As consequências do desemprego têm vindo cada vez a serem mais frequentes devido aos problemas económicos, fome, criminal, exclusão social entre outros que afectam as famílias da sociedade.




Bibliografia: Baseado nas folhas que a professora forneceu na aula.

Tipos de trabalho

Trabalho Manual: Exige esforço físico.
Trabalho Intelectual: é um trabalho que em vez de exigir esforço físico exigi esforço mental.
Trabalho Simples: é um trabalho básico onde não é necessário qualificações.
Trabalho Complexo: é um trabalho que exige qualificações.
Trabalho de Execução: é uma actividade ligada ao comércio.
Trabalho de Organização e Direcção: é a actividade ligada ao desempenho de funções de previsão, organização, coordenação e controlo de diversas actividades.
Trabalho de Investigação: é aquele que tem por objectivo a realização de pesquisas de carácter científico e técnico.


Bibliografia: Baseado nas folhas que a professora forneceu

Tipos de desemprego

Os tipos de desemprego são:
-Desemprego tecnológico
-Desemprego cíclico
-Desemprego repetitivo
-Desemprego de longa duração
-Desemprego sazonal
-Desemprego voluntário
Bibliografia: baseado nas fichas que a professora forneceu

Desemprego

O desemprego é quando um indivíduo não está a trabalhar porque muitas vezes não consegue arranjar emprego 
O desemprego calcula-se pelo numero de pessoas que não conseguem arranjar emprego perante a população activa, ou seja a taxa de desemprego é o numero de desempregados a dividir por a população activa vezes cem.


Bibliografia: Baseado nas folhas que a professora forneceu

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Direitos e deveres do animador

Direitos do Animador

-> Direito de participação;
-> Direito à formação e informação para o exercício da sua função;
-> Direito ao apoio técnico, material e documental;
-> Direito à segurança na actividade profissional;
-> Direito à negociação colectiva


Deveres do Animador
-> Contribuir para a formação e realização integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade;
-> Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
-> Colaborar com todos os intervenientes da animação sociocultural, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo;
-> Participar na organização e assegurar a realização das actividades de animação sociocultural;
-> Respeitar a natureza confidencial da informação relativa aos cidadãos;
-> Reflectir sobre o trabalho realizado individual e colectivamente;
-> Enriquecer e partilhar os recursos da animação sociocultural, bem como utilizar novos meios que lhe sejam propostos numa perspectiva de abertura à inovação e de reforço da qualidade da animação sociocultural;
-> Actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências;
-> Cooperar com os restantes intervenientes na animação sociocultural;
-> Promover as relações internacionais e a aproximação entre as populações.


Na minha opinião o direito à formação é dos mais importantes pois é necessário o animador estar em constante desenvolvimento porque cada vez mais existe competitividade para encontrar um emprego


Webgrafia:http://blogdalil09.blogspot.com/2009/10/direitos-e-deveres-do-animador.html 

Divisão social do trabalho

Esta divisão foi muito boa pois as pessoas deixaram de fazer de tudo para se especializarem numa coisa, ou seja com o aparecer das primeiras profissões, assim tinham mais rendimento e eram mais produtivos, mas isto também traz consequências como por exemplo uma pessoa que se dedica apenas à medicina se um dia ficar desempregada provavelmente não sabe fazer mais nada, e na minha opinião gente não aceita trabalhar em empregos com menos estatuto social do que a que tinha.

Divisão natural do trabalho

Esta divisão começou por ser feita na pré-história, pois normalmente os homens iam à caça e à pesca enquanto as mulheres ficavam com o trabalho dito doméstico e à recolha de frutos, vegetais entre outras coisas mais leves.
Com a descoberta do fogo o Homem evoluiu e conseguiu arranjar armas para alcançar mais sucesso nas suas caçadas e conseguir mais sementes assim tinham um pouco mais de fartura.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reflexão da semana de 27/09/2010 a 1/10/2010

Esta semana foi mais trabalhosa do que a semana passada, pois agora já não há tempo a perder temos que trabalhar o máximo e aproveitar todos os momentos que temos para trabalhar.
O mais difícil é que chega a ser complicado encontrar informação para termos algumas "luzes" para produzirmos o nosso texto.
Cada vez mais acho que este trabalho é mais benéfico porque assim podemos ver e incentivar  os trabalhos dos nossos colegas assim como também podemos dar dicas para melhorar o mesmo.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Noção de Trabalho

  
O trabalho é a essência do homem, é tornado como valor estrutural da sociedade em que vivemos.
Está associado á criação de valores úteis.
Com o trabalho obtemos bens materiais, desenvolvimento económico e conhecimento.

O trabalho do animador tem vindo a ser bastante valorizado pela comunidade.
Na minha opinião o trabalho do animador  tanto é fisico como intelectual, porque um animador tem de estar preparado para diversas actividades, fazer planificações do que está a pensar em realizar e depois
na parte fisica puxar por o fisico na dimanização dos jogos.


Webgrafia:
30/09/2010, http://www.webboom.pt/PDF/LECPAISOC3_02739_PagTip01.PDF

Evolução do trabalho

 

Evolução do trabalho



O trabalho sempre existiu, desde os primeiros tempos até hoje o conceito de trabalho sofreu diversas modificações. Antes o trabalho era visto de outra maneira, quando se dizia a palavra “trabalho” associava-se aos escravos.
Coma evolução da sociedade o conceito voltou a mudar e passou a ser visto como uma “maldição”.
A palavra trabalho tinha como significado “obra a fazer” ou “execução de uma obra”.
Hoje em dia o trabalho é visto como uma fonte de riqueza para o país, a sociedade desenvolveu-se graças ao trabalho de agricultores, pescadores, comerciantes, artesãos entre outros.

Material fornecido por professor Álvaro Simões no ano lectivo 2009/2010 


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Deveres do Trabalhador

DEVERES DO TRABALHADOR

ü  Cumprir as regras de segurança e saúde no trabalho e as instruções dadas pelo empregador;
ü  Zelar pela sua segurança e saúde e por todos aqueles que podem ser afectados pelo seu trabalho;
ü  Utilizar correctamente máquinas, aparelhos, instrumentos, substâncias perigosas e outros equipamentos e meios colocados à sua disposição;
ü  Respeitar as sinalizações de segurança;
ü  Cumprir as regras de segurança estabelecidas e utilizar correctamente os equipamentos de protecção colectiva e individual;
ü  Contribuir para a melhoria do sistema de segurança e saúde existente no seu local de trabalho;
ü  Comunicar de imediato superiormente todas as avarias e deficiências por si detectadas;
ü  Contribuir para a organização e limpeza do seu posto de trabalho;
ü  Tomar conhecimento da informação e participar na formação sobre segurança e saúde;
ü  Comparecer aos exames médicos;
ü  Prestar informações que permitam avaliar a sua aptidão física e psíquica para o exercício das funções que lhe são atribuídas.



Baseado: http://www.web-emprego.com/direitos-e-deveres-dos-trabalhadores/



Direitos do Trabalhador



DIREITOS DO TRABALHADOR
ü  Trabalhar em condições de segurança e saúde;
ü  Receber informação sobre os riscos existentes no local de trabalho e medidas de protecção adequadas;
ü  Ser informado sobre as medidas a adoptar em caso de perigo grave e iminente, primeiros socorros, combate a incêndios e evacuação de trabalhadores;
ü  Receber formação adequada em matéria de segurança e saúde no trabalho aquando da contratação e sempre que exista mudança das condições de trabalho;
ü  Ser consultado e participar em todas as questões relativas à segurança e saúde no trabalho;
ü  Ter acesso gratuito a equipamentos de protecção individual;
ü  Realizar exames médicos antes da sua contratação e depois periodicamente;
ü  Receber prestação social e económica em caso de acidente de trabalho ou doença profissional;
ü  Afastar-se do seu posto de trabalho em caso de perigo grave e iminente;
ü  Possuir o mesmo nível de protecção em matéria de segurança e saúde, independentemente de ter um contrato sem termo ou com carácter temporário;
ü  Recorrer às autoridades competentes (Autoridade para as Condições do Trabalho e Tribunais de Trabalho).



Baseado: http://www.web-emprego.com/direitos-e-deveres-dos-trabalhadores/
.

.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Taylorismo

Taylorismo nasceu em 1911 e o seu “pai” foi Frederick W. Taylor, ele tentou arranjar uma maneira de o trabalho ser mais produtivo tentando fazer trabalhadores especializados apenas numa área, incentivava também os seus trabalhadores com prémios ou seja, o que produzisse mais em menos tempos recebia prémios.

Fordismo

Fordismo, quem o fez foi Henry Ford, aproveitando a ideia de Taylor onde na sua empresa existia uma linha de montagem a fim de produzir mais, optou por diminuir o tempo de duração e a rápida colocação do produto no mercado, aumentar o salário aos trabalhadores para que produzissem mais, e quanto mais produtos tinha podia baixar os preços para ser acessível a muitas famílias.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Reflexão da semana de 20/09/2010 a 24/09/2010

REsta foi a primeira semana de trabalho, e foi algo novo pois a turma aceitou a proposta da professora em fazer um portfólio digital.
Logo cedo a professora ensinou a fazer um blog, ao inicio foi complicado mas depois de esclarecer as dúvidas e de várias tentativas consegui superar as dificuldades que iam surgindo.
Sou da opinião que esta ideia de portfólio motiva muito a turma e que estamos muito empenhados em fazer isto porque é uma coisa a qual não estamos habituados a fazer.

Diogo Carvalho

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conteúdos a Desenvolver no Módulo 7

- A evolução do conceito de trabalho;
- As novas formas de Organização do trabalho;
- A evolução das relações do trabalho e a sua interação;
- Contrato com as propostas clássicas do céculo XX sobre organização do trabalho;
- As novas Tecnologias e Crise dos Modelos;
- Os direitos e Deveres dos trabalhadores: